O drama das crianças com dificuldades para dormir

08 de outubro de 2021

Existem fortes evidências de que os distúrbios do sono estão estritamente relacionados à obesidade infantil, dificuldade de aprendizagem, depressão e até mesmo hipertensão infantil.

 

Os distúrbios de sono estão entre os problemas mais frequentes apresentados nos consultórios pediátricos. As questões incluem dificuldade de iniciar o sono, despertares noturnos por pesadelos, roncos, apnéia noturna, enurese, respiração oral ou ruidosa e relutância em ir para a cama.


Os problemas pioraram principalmente no período de confinamento em função do coronavírus que, de certo modo, ainda estamos vivendo. Os desafios desse momento refletem diretamente nas relações e na rotina de toda a família e, assim, a noite dos pequenos tem se apresentado mais inconstante.


Uma boa noite de sono é essencial para a saúde de todos. Particularmente para as crianças, dormir bem ajuda na concentração, memória, aprendizado e tem impacto na saúde física e emocional. Além disso, o crescimento ocorre quando as crianças dormem. Durante o sono profundo - e apenas neste momento - o corpo libera um hormônio chamado de GH. Se os pequenos dormirem tarde ou pouco terão o crescimento prejudicado. Portanto, em casos de crianças que são muito pequenas ou não crescem é necessário buscar um endocrinologista para se informar melhor.


Fora que existem fortes evidências de que os distúrbios do sono estão estritamente relacionados à obesidade infantil, dificuldade de aprendizagem, depressão e hipertensão infantil.


Para cada fase da infância existe um tempo diário adequado de sono, compatível com o estágio de desenvolvimento neuro-psicomotor. Bebês recém-nascidos não diferem noite e dia, passam quase a totalidade de um dia dormindo, despertando para mamar em média 12 vezes ao dia. Crianças, pré-escolares e escolares precisam dormir ao menos 10 a 9 horas, respectivamente. Já na adolescência, o ideal é que a noite de sono dure de 8 a 10 horas.


Os cuidados com o sono exigem o estabelecimento de regras e, a partir de 10 anos de idade, de um colchão adequado ao peso da criança, pré-adolescente ou adolescente. Os vendedores da Vivar Sleep Center podem ajudar na escolha da melhor alternativa. Com consistência e disciplina, práticas que preparem os pequenos para o descanso devem ser estabelecidas como hábito, tal como “rituais” - os mesmos que, depois de adultos, seguem sendo fundamentais. Elas são nomeadas de “higiene do sono” e precisam ser individualizadas e viáveis para o contexto de cada família. De forma geral, algumas medidas simples servem de ponto de partida, por exemplo, desligar as telas (tablets, TVs, celulares) ao menos 1 hora antes da hora de dormir e/ou aumentar o tempo de lazer ativo durante o dia.


Também é importante evitar refeições pesadas próximas do horário de dormir e manter uma alimentação equilibrada, restringindo o consumo de alimentos que contenham cafeína e muito açúcar à noite, como os refrigerantes.

Considerando a grande prevalência de distúrbios do sono em idades precoces, a Academia Americana de Pediatria desenvolveu um ritual simples de higiene do sono para orientação das famílias que consiste nos “4Bs”:

1. BATH (banho): um banho morno antes de dormir é bastante relaxante.


2. BRUSH (escovação dos dentes): importante desde o surgimento do primeiro dente de leite e perfeita como etapa de "fim do dia" ou "encerramento das atividades".


3. BOOK (livros): A leitura de um livro ou a contação de histórias são apropriadas para a "baixa" nas atividades.


4. BED (hora de deitar): o quarto e a cama precisam estar organizados. A criança pode escolher um conforto “favorito” para levar para a cama naquela noite, como um bicho de pelúcia, um travesseiro ou uma fralda de pano. Aqui sim entra a necessidade de um colchão de qualidade, é claro, que induz o sono e amplia o conforto ao deitar, como os modelos da Vivar Sleep Center.


Os hábitos e práticas saudáveis na infância exigem paciência, persistência e amor dos pais. Dificuldades com o sono que persistam - apesar das medidas de higiene do sono - devem ser direcionadas ao pediatra para que seja afastado o risco de qualquer problema de saúde ou complicação maior, garantindo o bem-estar da criança.

Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. A empresa conta com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS