6 Mitos sobre o sono e a verdade sobre eles

30 de agosto de 2023

As quimeras sobre o sono podem impactar negativamente a vida de quem acredita nelas e não nos dados médicos e científicos.


O sono é um dos assuntos que mais sofre com as famosas fake news e é preciso desmistificar algumas afirmações errôneas relacionadas ao tema. Confira mitos sobre o sono e a verdade sobre cada um deles.


1. É possível compensar a falta de sono dormindo mais aos finais de semana

Muitas pessoas acreditam que podem compensar o déficit de sono da semana dormindo mais nos fins de semana. No entanto, o sono não funciona dessa maneira "cumulativa". O corpo se beneficia com um padrão de sono regular, e tentar compensar a falta de sono aos finais de semana pode resultar em jetlag social, fenômeno que confunde o relógio biológico, responsável por manter o equilíbrio do corpo.


2. Dormir pouco torna o indivíduo mais produtivo

Algumas pessoas pregam que dormir pouco, de quatro a seis horas por noite, torna-os mais produtivos, porque assim têm mais tempo para realizar suas tarefas diárias. Há os que dizem que sentem-se mais ativos com sono reduzido. Entretanto, a Academia Americana de Medicina do Sono e a Sociedade de Pesquisa do Sono recomendam dormir de sete a nove horas por noite regularmente para manter uma boa saúde. Uma pesquisa realizada por estas instituições mostra que dormir menos de sete horas diárias está associado a problemas de saúde como: ganho de peso, obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, derrames, depressão e aumento do risco de morte.


3. Sonecas causam impactos negativos no organismo

Tirar cochilos curtos, de 20 a 30 minutos, é benéfico para a saúde mental e física, podendo melhorar o alerta, o foco e a criatividade. De acordo com pesquisadores da University College London (UCL) e da Universidade da República do Uruguai, a soneca habitual foi associada a um maior volume total do cérebro, que está associado a um menor risco de demência, entre outras doenças.


4. Sono de qualidade não inclui despertares noturnos

Acordar brevemente durante a noite é algo normal e muitas vezes nem lembramos que isso aconteceu. Esses despertares são parte do ciclo de sono e não necessariamente indicam um problema, a menos que causem dificuldades para voltar a dormir.


5. Existem pessoas noturnas

Não existem pessoas que possam trocar o dia pela noite sem causar dano algum à própria saúde. Isso porque o metabolismo humano funciona com a variação da luz solar e foi "programado" para repousar quando está tudo escuro, ou seja, à noite. Eis um dos mitos que mais causam danos à saúde de muita gente, que acreditam serem "noturnas" como se isso fosse biologicamente normal.


6. Álcool ajuda a adormecer

O álcool, apesar de causar sonolência, afeta o sono negativamente, alterando os padrões normais e podendo levar até mesmo a distúrbios do sono. A revista JMIR Mental Health divulgou um estudo que mostra que o consumo de bebidas alcoólicas próximo ao horário de dormir pode prejudicar a qualidade do sono em até 40%.

Para não cair em mitos sobre o tema, é importante buscar informações em fontes confiáveis e adotar hábitos saudáveis. Aqui no blog da Vivar Sleep Center há dezenas de conteúdos confiáveis e checados sobre sono e saúde. Se você está tendo problemas de sono, procure um profissional de saúde especializado.



Vivar Sleep Center - Há 21 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Possui sede administrativa em quatro lojas - Bela Vista, Ceará, Country e Quintino - em Porto Alegre/RS. O colchão Hybrid ® ️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único da marca, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS