Metas para 2021: dormir melhor

26 de fevereiro de 2021

O ano de 2021 já teve seus primeiros meses concluídos. Já passou da hora de você colocar em prática seus planos, entre eles, repousar com qualidade.

Tradicionalmente, na virada do ano fazemos uma lista de metas, as famosas “resoluções de ano novo”. Porém, como diz a consultora Thais Godinho, autora do blog Vida Organizada, “resoluções são coisas que você resolveu fazer. Mas, se você não tirar essas resoluções do papel, não estabelecer um plano ou não tiver espaço para elas no seu dia a dia, você não vai conseguir fazer com que elas se tornem realidade”.

Uma resolução que, muitas vezes, é esquecida no meio da correria do dia a dia, é dormir melhor. Toda a rotina do dia impacta na hora do sono: jantar tarde, por exemplo, pode fazer com que seu sono seja conturbado. Nesse post, vamos compilar 5 dicas para que coloque em prática a resolução que vem lá de 2020 que é dormir melhor.

1. Analise a realidade do seu sono

O planejamento de uma meta precisa começar com uma análise aprofundada sobre ela. Se você deseja “dormir melhor”, precisa saber quais são seus hábitos antes de dormir. Você costuma usar o celular quando já está na cama? Você assiste TV até tarde? Que horas você janta? Como é a iluminação do seu quarto? O que é, para você, dormir melhor? É dormir mais horas, mais cedo ou apenas descansar mais? Essa reflexão sobre a sua meta ajuda a definir as suas necessidades reais.

2. Divida a sua meta em etapas

Essa primeira reflexão ajuda você a entender o que é mais fácil ou mais difícil de implementar. Se seu objetivo é dormir melhor e mais cedo, por exemplo, a primeira coisa que pode fazer é deixar de usar o celular na cama, usando as dicas que já demos nesse post. Pensando no relaxamento antes de dormir, você pode ter como primeira mudança incluir uma xícara de chá na sua rotina, como indicamos aqui, para, depois, alterar sua rotina e jantar mais cedo. Essa mudança de horário do jantar pode ajudar você a dormir melhor porque, segundo pesquisa da Universidade de Oregon, comer alimentos calóricos perto da hora de dormir faz com que o corpo armazene energia, ao invés de gastá-la.

3. Organize as etapas da meta - e dê prazos às tarefas

Thais Godinho destaca que não adianta escrever as metas e ficar olhando pra elas esperando a sorte fazê-las saírem do papel. “Para cada meta e objetivo, vale definir projetos factíveis que permitam o trabalho naquilo que quer alcançar, semana a semana”, afirma. Ou seja, a regra é clara: você vai dividir as metas em etapas e, na sequência, estabelecer um prazo para que elas sejam implementadas.

4. Cada etapa tem ações: organize-as também

Você definiu que, para dormir melhor, vai começar a tomar uma xícara de chá sempre meia hora antes de dormir a partir da próxima segunda-feira. Não deixe que “não ter chá em casa” seja um motivo (ou seria uma desculpa?) para não começar essa etapa. Pegue cada etapa e veja o que você precisa fazer para colocá-la em prática na data que você definiu. Precisa montar o cardápio dos jantares da semana e fazer compras para conseguir comer mais cedo? Precisa comprar o chá? Quer trocar o celular na cama por um livro mas não tem um título em casa para ler? Liste todas as ações que vão fazer com que as etapas possam ser realizadas. Ou seja, nada de desculpas furadas.

5. Comemore quando as resoluções começarem a se tornar realidade

É muito importante valorizar o que você consegue realizar. Então, estabeleça marcos para suas etapas. Você pode, por exemplo, definir que se, em um mês, tomar chá antes de dormir em 25 noites, você se dará um livro novo de presente. Percebeu que implementar uma nova meta de vida, como dormir melhor, não precisa ser uma tarefa complexa e assustadora? Na verdade, você facilita a sua vida ao entender o porquê da implementação dessa resolução e perceber como pequenas mudanças resultam em grandes resoluções. O importante é, como comentamos nesse post, ter consciência de que dormir bem vai impactar não somente no descanso do seu corpo e mente, mas em toda a sua saúde.

Vivar Sleep Center - Há 20 anos no mercado, é especialista em colchões, camas, travesseiros e acessórios de padrão internacional. O extremo conforto atrelado a um conceito butique de atendimento nas lojas e de alta performance nos produtos caracterizam a marca. Com sede administrativa e quatro lojas em Porto Alegre/RS, a Vivar conta ainda com uma franquia em Salvador/BA. O colchão Hybrid®️ Handmade, com tecnologia exclusiva e patenteada, é um produto único, integralmente montado à mão e somente à venda na Vivar. Quer conhecer os melhores colchões em Porto Alegre e os melhores colchões em Salvador, entre em contato com nossa equipe de vendas, diretamente no WhatsApp.

SOBRE O BLOG

Com quase 20 anos de experiência, a Vivar tem muito conteúdo para contar sobre o mercado de colchões premium.

Esse blog foi criado justamente para aproximar a Vivar daquelas pessoas que querem conhecer mais sobre nossa história, produtos e posicionamento.

INSCREVA-SE NA
NOSSA NEWSLETTER

CATEGORIAS